Preparo
Para que a medicação não seja absorvida pela sua glândula tireoide, é importante bloqueá-Ia tomando Iodo, por exemplo, xarope de Iodeto de Potássio.
Pacientes que já fizeram remoção cirúrgica da glândula tireoide não necessitam fazer o bloqueio.
O paciente será orientado a tomar xarope de Iodeto de Potássio ou Lugol alguns dias antes e após a injeção do traçador, para evitar que o Iodo radioativo livre seja captado na tireoide.
Em adultos recomendamos:
1 colher de chá de xarope de Iodeto de Potássio (três vezes ao dia) ou 1 gota/kg de peso de solução de Lugol 1% (dividida em duas vezes ao dia), no máximo 40 gotas.
Em crianças, recomendamos:
Recém-nascidos : 16 mg de Iodeto de Potássio (1 ml de xarope de Iodeto de Potássio, 1 vez ao dia, um dia antes do exame);
Entre 1 mês a 3 anos : 32 mg de Iodeto de Potássio (0,5 ml de xarope de Iodeto de Potássio, três vezes ao dia, dois dias antes e dois dias após a injeção do traçador);
De 3 a 13 anos : 65 mg de Iodeto de Potássio (1 ml de Iodeto de Potássio, três vezes ao dia, dois dias antes e dois dias após a injeção do traçador);
Acima de 13 anos : 130 a 200 mg de Iodeto de Potássio (1 colher de chá ou 5 ml de xarope de Iodeto de Potássio, de duas a três vezes ao dia, dois dias antes e dois dias após a injeção do traçador) ou 1 gota/kg de peso da criança de solução de Lugol 1%, dividida em duas vezes ao dia, no máximo 40 gotas.
Alguns medicamentos devem ser suspensos para realização deste exame, somente sob autorização do médico solicitante, peça a lista completa de todos os medicamentos a serem suspensos.
Como é feito o exame?
Obs.: durante a administração da medicação sua pressão arterial será aferida.
Segunda à Sexta-feira
07:00 às 17:30
Rua Donato Armelin, 432, Vila Euclides
Presidente Prudente - SP
(18) 3221-5020
(18) 3221-5020