É um método de diagnóstico que utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) com o objetivo de avaliar o metabolismo ósseo. É indicado na investigação de dores ósseas, metástases, fraturas, lesões ósseas desportivas, processos inflamatórios/infecciosos, traumas, necrose avascular, tumores ósseos benignos e malignos, avaliação de processos articulares inflamatórios, entre outros.
Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à sua saúde e a exposição à radiação é mínima.
Preparo
Não é necessário o jejum e nem a suspensão de medicamentos em uso.
Como é feito o exame?
Após o atendimento inicial na recepção, o paciente será encaminhado à sala de injeção, onde será injetada uma pequena quantidade do traçador radioativo na veia, preferencialmente do antebraço.
Depois da administração desse material radioativo, o paciente será orientado a aguardar, aproximadamente, entre 2 e 6 horas. Esse tempo é necessário para que o traçador se concentre nos ossos e o excesso seja eliminado pelos rins. Recomendamos que o paciente se hidrate bastante (tomar de 2 a 3 copos de água ou suco) e que esvazie a bexiga várias vezes durante o período de espera.
Não é necessário que o paciente permaneça na clínica nessa fase.
Ao retornar, o paciente será encaminhado à sala de exame. Uma série de imagens do corpo inteiro será adquirida num intervalo de tempo de, aproximadamente, 30 minutos. Imagens adicionais de 24 horas podem ser requisitadas.
Obs.: Alguns estudos devem ser realizados com a fase de fluxo sanguíneo. Nesses casos, o paciente será encaminhado à sala de exame e a injeção será feita sob o aparelho. Imagens serão obtidas imediatamente após a injeção venosa do traçador.
Geralmente, os exames de Medicina Nuclear não são recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Segunda à Sexta-feira
07:00 às 17:30
Rua Donato Armelin, 432, Vila Euclides
Presidente Prudente - SP
(18) 3221-5020
(18) 3221-5020